Em 1973 , Vila Real vai conhecer o seu último Circuito Internacional e assim pôr termo a uma série de eventos de alta qualidade que marcaram toda uma geração . E a despedida , talvez por imprevista , incluiu um lote extremamente valioso de pilotos e automóveis , bem à altura do melhor que então se fazia no resto da Europa . Nomes como Vic Elford , Dave Walker , Juncadella , Bragation , Roger Heavens , Carlo Facetti , Bob Wollek , Guy Edwards , etc , eram "primeiras figuras" da cena automobilística europeia e tiveram pela frente um lote de portugueses bem equipados , tais como Ernesto Neves , "Nicha" Cabral , Carlos Santos e Carlos Gaspar , para referir apenas alguns . Mas vamos por partes e comecemos pela corrida de grupo 1, onde havia grande expectativa pela presença de dois "Camaros" ( "Nené" e "PêQuêPê ) e dos Alfas GTV da Mocar , tripulados pelos irmãos Sá Nogueira , além dos BMW da Trevauto , para Melville e Albio Pinto , entre muitos outros . O "Camaro" de Ernesto Neves saiu da "pole position" e ao fim de três voltas já tinha 10 segundos de vantagem sobre o carro idêntico de "PêQuêPê" e 30 para os Alfas . Gradualmente , esta diferença foi aumentando e ao fim de 19 voltas ( penúltima volta ) "Nené" tinha o outro "Camaro" a 46 segundos e os Alfas a 1m 40 . Foi então que se deu o "golpe de teatro" quando , a cem metros da linha de chegada e em frente a um posto de gasolina ( cúmulo da ironia ) , o carro do grande campeão se imobilizou ... por falta de combustível !!! Alguém fez mal as contas e , quando tal acontece , o preço a pagar é muito elevado . "PêQuêPê" , o pseudónimo de Pedro Queiroz Pereira , iria assim obter uma saborosa mas inesperada vitória .
O "Camaro" de Ernesto Neves passa na "salsicharia" ...
... mas , desta vez , será o carro idêntico de "PêQuêPê" a fazer a festa ( imagem cedida por José Mota Freitas ).
O Camaro nas boxes , junto de José Carlos Botelho Moniz e Madalena Monte Real , mulher de Ernesto Neves . Em baixo , os Alfas dos irmãos Sá Nogueira e uma fase da corrida em que se vê o carro de "Nené" a curvar a milímetros do lancil do passeio .
5 comentários:
A imagem está trocada pois são Alfa Romeo de grupo dois.
Muito obrigado ao M. Dinis pela chamada de atenção . Como não tenho imagens dos Alfas de Grupo 1 , irei alterar a legenda que acompanha esta foto , que acho um "must" . Esta é uma das grandes vantagens dos blogues , podermos ser sempre corrigidos e vermos o nosso trabalho melhorado com a atenta e simpática participação dos leitores . Bem hajam .
Eu vou procurar, penso que o Motor tem uma foto para essa legenda.
Atenção que as fotos do Camaro e dos Alfas GTV da Mocar não são minhas, foram sim retiradas por "scan" das revistas Motor da época...
Cumprimentos
JMF
Enviar um comentário