De Volta a Interlagos

Terminado o circuito de Vila do Conde , um "team" alargado , formado pelas equipas "Palma" e "Aurora" , vai atravessar o Atlântico , para disputar os 500 km de Interlagos , prova que se disputa no fim de semana seguinte , a 3 de Setembro . Obviamente , carros e pilotos não têm sequer tempo para recuperar dos esforços de Vila do Conde , muito menos para se prepararem convenientemente . Em qualquer dos casos , a concorrência era tão forte que a representação portuguesa a mais não ambicionava do que a uma prestação condigna . A "maquinaria" nacional era composta pelo Lotus 62 de "Nené" e pelo obsoleto Lotus 47 de Carlos Azevedo , do Team Palma , e os Porsche 907 e 906 de Carlos Santos , tripulados pelo próprio e por  Artur Passanha , assistidos pela "Aurora" . Augusto Palma , Eduardo Santos , Pedro Rasteiro e o mecânico David completavam a "embaixada" portuguesa . A corrida foi ganha por Reinhold Joest , em Porsche 908/3 , um nome que viria a fazer mais sucesso como director de equipa do que como piloto e que em Interlagos obteve a sua primeira vitória internacional . Luis Pereira Bueno , em Porsche 908/2 e , Herbert Muller , em Ferrari 512M , completavam o pódio . Ernesto Neves seria o melhor classificado dos portugueses , terminando em 9º lugar , uma "performance" brilhante , se atendermos à qualidade dos carros em pista e ao facto de os portugueses estarem desgastados pela viagem e pela agitadíssima vida nocturna de S. Paulo .
A equipa , à partida para S. Paulo . Em pé : Pedro Rasteiro , Carlos Azevedo , "Nené" , Manuel Palma , Artur Passanha , ? , David . De joelhos : Augusto Palma , Carlos Santos e Eduardo Santos . A presença de Manuel Palma nesta fotografia , abraçando carinhosamente o "seu menino" , pode considerar-se uma raridade e uma demonstração do imenso afecto que tinha por "Nené" , uma vez que se sabe que só muito raramente o "pai" Palma aparecia em eventos públicos , incluindo corridas . Tal como acontecia com um outro grande senhor dos automóveis , Enzo Ferrari .
No "armazém" , o Lotus de "Nené" e um dos Porsche 908 , em fundo
Uma fase da corrida , em que Luís Pereira Bueno , em Porsche 908/2 é perseguido por Reinhold Joest , em Porsche 908/3 . Este último viria a ser o vencedor .










Sem comentários: