Moçâmedes , 1973. A Última Vitória

Finalmente , após várias tentativas frustradas , Ernesto Neves vai mostrar o seu talento em terras de Angola , mais exactamente em Moçâmedes , cidade onde se disputa um circuito integrado nas "Festas do Mar" . Segundo ao colaborador do "Motor" que fez a reportagem , o ambiente nesta cidade do Sul de Angola era semelhante ao que se vivia em Vila do Conde , na "Metrópole" , uma vez que apesar de estas não serem as corridas mais importantes da "Província" , o entusiasmo do público local era transbordante . Os pilotos "metropolitanos" eram "Nené" ( Lotus 62 ) , Carlos Santos ( Aurora Porsche ) e Américo Nunes ( Porsche Carrera 6 ) , que iriam defrontar um conjunto de concorrentes locais equipados com carros de Grupo 2 , excepção para Emílio Marta , que dispunha ainda do já "cansado" Ford GT40 . Vitória tranquila do campeão português , que acabaria por "deixar" o Lotus 62 em Angola , vendido aos irmãos Fraga , para ser tripulado por um piloto local , Valdemar Teixeira . Suspeitava-se então que "maquinaria" mais exótica estava para chegar às oficinas do Team Palma .
Como se constata através da reportagem de um jornal local , após a vitória , "Nené" foi forçado a cumprir um mergulho ritual nas águas quentes do Atlântico angolano . Para não correr  risco de afogamento em tão arriscada missão , o nosso campeão fez-se acompanhar pela belíssima "Miss Portugal" 1971 , Riquita . Ninguém poderia imaginar , mas Ernesto Neves estava então a comemorar a sua última vitória , em provas de velocidade pura . O panorama do automobilismo nacional nunca mais seria o mesmo .
Resta acrescentar que Carlos Santos viria a vencer a corrida de Grupo 1 , disputada na véspera , com um Ford Capri 2600 , cedido pelo representante local da marca , Renato Fraga .

Como aqui amplamente se documenta , "Nené" também era o mais "rápido" com as mulheres . E se Moçâmedes foi a última vitória nos automóveis , no "resto" muitas conquistas ( e alguns fracassos , presume-se ) haveria ainda para celebrar .
O banho do vencedor , com Riquita e Céu Castelo Branco . Um verdadeiro cavalheiro nunca permite que duas senhoras se afoguem ...
Tudo leva a crer que esta legenda seja relativa à corrida de automóveis , mas ...



1 comentário:

Maria do Céu Castelo-Branco disse...

Olá, José Guedes!
Parabéns pelo blogue! Um registo justo a quem ainda é uma das maiores referências do automobilismo português. Para mim é também um amigo especial.
Ao ler o blogue revivi amigos e factos que recordo com carinho. Realço o circuito de Moçâmedes, terra onde nasci. O mergulho foi uma aposta feita entre o Nené, a Riquita e eu. O Nené ganhou e a aposta cumprida. Foi um momento inédito, de fortes emoções...
Beijinhos
Céu Castelo-Branco