Ponto Final

"Nené" ainda não sabe , mas o Grande Prémio do ACP , disputado no Autódromo do Estoril , irá marcar o termo da sua carreira desportiva "a sério" . Mais tarde voltará , com participações esporádicas  noutras provas  mas a título excepcional e apenas por simples divertimento . Mas  voltando ao pomposamente chamado "Grande Prémio" , o Team Palma mostrava-se pouco confiante para a corrida de Grupo 1 , uma vez que o Camaro já há algum tempo vinha a dar claros sinais de "fadiga" e o carro idêntico de "PêQuêPê" parecia , pelo contrário , vir a "subir de forma" . Nos treinos , Ernesto Neves é surpreendentemente mais lento que os Alfas dos Sá Nogueira e o outro Camaro , quedando-se por um improvável quarto lugar , só possível porque o carro "fumegava intensamente quando curvava" . Mesmo assim "Nené" lá partiu para a corrida com o único objectivo de chegar ao fim , o que conseguiu , embora num modesto 5º lugar , enquanto "PêQuêPê" se veria novamente na posição mais alta do pódio , desta vez com mérito absoluto . Nos treinos para a corrida dos Grupos 3,4 e 5 , Dave Walker repetiu a "pole" de Vila Real e Carlos Gaspar levaria o Lola Bip à terceira posição , logo depois do Chevron de Martin Raymond . Ernesto Neves , com o GRD , consegue o sexto posto , atrás dos Chevron B23 de Juncadella e Lepp . "Nicha" Cabral faria a 8ª posição , com o March , vindo depois o GRD de "Lumaro" e outros carros menos competitivos . A corrida seria comandada por Dave Walker até à 20 ª volta , altura em que o piloto inglês bateria o record absoluto da pista para , logo a seguir , se despistar e abandonar . John Lepp herdou a liderança da prova que , entretanto , tinha ficado "ao rubro" com a luta que Ernesto Neves e Carlos Gaspar travaram pelo título de "melhor português" , que o primeiro venceu , acrescentando o terceiro lugar da classificação geral ao seu já vasto palmarés . Mas a tragédia estava prestes a bater à porta do Team Palma e aquele que foi um dos maiores campeões da história do desporto automóvel português iria , em breve , anunciar o seu abandono da competição . Uma vez mais , "uma tragédia nunca vem só".
Depois da partida , o GRD de Walker vem na frente , seguido do Lola de Carlos Gaspar , enquanto o GRD "Visa" de Ernesto Neves ainda está na sexta posição .
"Nené" passa Gaspar e prepara-se para ser o melhor português à chegada .

Uma semana depois desta corrida , Manuel Palma morre num brutal acidente de automóvel . Ernesto Neves perde assim o amigo , o mentor , a referência de muitos anos e , em sinal de luto , decide abandonar a competição . De igual forma , o Team Palma suspende a actividade e , em consequência , o panorama do desporto automóvel em Portugal nunca mais seria o mesmo .

Sem comentários: