O Fim de Vila Real Internacional , parte 1

Em 1973 , Vila Real vai conhecer o seu último Circuito Internacional e assim pôr termo a uma série de eventos de alta qualidade que marcaram toda uma geração . E a despedida , talvez por imprevista , incluiu um lote extremamente valioso de pilotos e automóveis , bem à altura  do melhor que então se fazia no resto da Europa . Nomes como Vic Elford , Dave Walker , Juncadella , Bragation , Roger Heavens , Carlo Facetti , Bob Wollek , Guy Edwards , etc , eram "primeiras figuras" da cena automobilística europeia e tiveram pela frente um lote de portugueses bem equipados , tais como Ernesto Neves , "Nicha" Cabral , Carlos Santos e Carlos Gaspar , para referir apenas alguns . Mas vamos por partes e comecemos pela corrida de grupo 1, onde havia grande expectativa pela presença de dois "Camaros" ( "Nené" e "PêQuêPê ) e dos Alfas GTV da Mocar , tripulados pelos irmãos Sá Nogueira , além dos BMW da Trevauto , para Melville e Albio Pinto , entre muitos outros . O "Camaro" de Ernesto Neves saiu da "pole position" e ao fim de três voltas já tinha 10 segundos de vantagem sobre o carro idêntico de "PêQuêPê" e 30 para os Alfas . Gradualmente , esta diferença foi aumentando e ao fim de 19 voltas ( penúltima volta ) "Nené" tinha o outro "Camaro" a 46 segundos e os Alfas a 1m 40 . Foi então que se deu o "golpe de teatro" quando , a cem metros da linha de chegada e em frente a um posto de gasolina ( cúmulo da ironia ) , o carro do grande campeão se imobilizou ... por falta de combustível !!! Alguém fez mal as contas e , quando tal acontece , o preço a pagar é muito elevado . "PêQuêPê" , o pseudónimo de Pedro Queiroz Pereira , iria assim obter uma saborosa mas inesperada vitória .

O "Camaro" de Ernesto Neves passa na "salsicharia" ...

... mas , desta vez , será o carro idêntico de "PêQuêPê" a fazer a festa ( imagem cedida por José Mota Freitas ).


O Camaro nas boxes ,  junto de José  Carlos Botelho Moniz e Madalena Monte Real , mulher de Ernesto Neves . Em baixo , os Alfas dos irmãos Sá Nogueira e uma fase da corrida em que se vê o carro de "Nené" a curvar a milímetros do lancil do passeio .

5 comentários:

M Dinis disse...

A imagem está trocada pois são Alfa Romeo de grupo dois.

José Guedes disse...

Muito obrigado ao M. Dinis pela chamada de atenção . Como não tenho imagens dos Alfas de Grupo 1 , irei alterar a legenda que acompanha esta foto , que acho um "must" . Esta é uma das grandes vantagens dos blogues , podermos ser sempre corrigidos e vermos o nosso trabalho melhorado com a atenta e simpática participação dos leitores . Bem hajam .

M Dinis disse...

Eu vou procurar, penso que o Motor tem uma foto para essa legenda.

blog de José Mota Freitas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
blog de José Mota Freitas disse...

Atenção que as fotos do Camaro e dos Alfas GTV da Mocar não são minhas, foram sim retiradas por "scan" das revistas Motor da época...

Cumprimentos
JMF