Vila Real era o "ponto de encontro" dos adeptos portugueses com o automobilismo europeu , a única vez na época em que era possível ver em acção alguns dos carros e pilotos que participavam nos principais campeonatos internacionais e , até certo ponto , estabelecer termos de comparação com os melhores portugueses , como Carlos Gaspar , por exemplo , que seria o grande favorito para a corrida principal , ao volante do Lola T280 do team BIP . No entanto , seria Ernesto neves , uma vez mais , a fazer a festa . Começaria por vencer a corrida de Grupo 1 , com o Camaro Z28 , apesar da chuva que muito complicava o controle do pesado Chevrolet e que levou César Torres a proclamar o conjunto como "carro grande , piloto enorme" . No final , "Nené" deixou o segundo classificado ( Carlos Santos , em BMW ) a quase minuto e meio de distância . Já na Fórmula Ford ocorreu um pequeno "drama" , devido à recusa do nosso campeão em participar na corrida , a menos que lhe fosse pago o mesmo prémio de alinhar que foi atribuído aos concorrentes estrangeiros inscritos nesta prova , cerca de cinco contos , em moeda antiga . Como a organização não pagou , "Nené" não correu , para desespero dos seus milhares de fãs mas , em compensação , veria o seu amigo Artur Passanha receber a coroa de louros do vencedor . Finalmente , na corrida principal , Ernesto Neves consegue o prodígio de classificar o pouco competitivo Lotus 62 na terceira posição da grelha , batendo uma série de Chevrons B21 e Lola T290 , entre outros . No entanto , a embraiagem do Lotus acaba por ceder , durante a corrida , levando ao seu abandono .
Serenata à chuva ...
"Nené" faz uma partida brilhante , mas o motor Cosworth DFV 3 litros do Lola de Carlos Gaspar rapidamente iria impor a sua lei . No entanto , seria o Lola T290 de Claude Swietlick a vencer a corrida .
Sem comentários:
Enviar um comentário