A Estreia do Estoril

Em 1972 Portugal vai ter , tardiamente , o seu primeiro autódromo , concebido "de raiz" para receber a Fórmula 1 e dotado , portanto , de características e condições jamais vistas por estas paragens . Para estas corridas , realizadas em Junho , pouco mais existe além da pista , uma vez que bancadas e outras estruturas ainda não estão terminadas . Para a corrida de Fórmulas ( Ford e V ) "Nené" , com o Lotus 61 , parte do segundo lugar da grelha , entre Roelof Wunderink e Danny Sullivan , nomes que se tornariam famosos no desporto automóvel mundial , nomeadamente o segundo , que andou na Fórmula 1 e se distinguiu na Can-Am . O vencedor viria a ser Wunderink , com Sullivan logo a seguir . Depois , Ernesto Neves vai fazer a sua estreia na Fórmula 3 , com um Lotus 69 alugado em Inglaterra e que desconhecia em absoluto . Mesmo assim , consegue a quarta posição na grelha de partida e mantém uma luta prolongada com o Martini de Jacques Coulon até que é forçado a abandonar por avaria mecânica . Michel Leclerc e Alain Serpaggi , pilotos oficiais da Alpine Renault , ocupariam os dois primeiros lugares , no final da corrida . Na prova de GT & Desporto ,  o Lotus 62 chegou a ameaçar o Chevron B21 de Roger Heavens e o Lola T280 de Carlos Gaspar ( em baixo ) , mas este último dispunha de um carro e de um motor muito superiores à concorrência , acabando por ganhar a corrida praticamente sem oposição .


"Nené" , com o Lotus 69 , persegue o Martini Fórmula 3 de Jacques Coulon .


Partida para a corrida de Fórmula 3 . Os dois Alpine Renault oficiais de Serpaggi e Leclerc ocupam os dois primeiros lugares , enquanto o GRD de Rousselot  completa a primeira fila . O Lotus amarelo de "Nené" vem logo a seguir .



Sem comentários: