No circuito de Vila Real de 1966 , "Nené" só não vence a corrida do agrupamento de Turismo porque teve que se curvar perante a potência do Lotus Cortina de um tal ... John Miles . Mas o segundo lugar duramente conquistado vai colocar definitivamente o nome do nosso campeão na lista dos prováveis vencedores , a partir de agora .
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Antes de Vila Real, Néné Neves participou no "Circuito de Lordelo do Ouro" organizado pelo ACP nos arruamentos da Pasteleira, no Porto. Ano de 1966. Tanto quanto julgo saber, terá sido a primeira prova do "Campeonato Nacional de Velocidade" que teve a sua primeira edição nesse ano.
Possuo uma foto dos carros de Turismo alinhados à partida, estando "Néné" descontraidamente ao lado do seu "Cooper S" a falar com José Lampreia (Renault Gordini).
Quanto ao "Cooper S" preparado pela Broadspeed, ouvi a história curiosa que "Néné" terá feito experiências com o comprimento do tubo de escape, a fim de conseguir o melhor rendimento. Haverá inclusivé fotos do carro com talvez 80cm de escape a sair pela traseira...
A foto entre o casario é a famosa "curva da salsicharia", cuja forma de ser abordada era fundamental para se conseguir rapidez para a parte subsequente do circuito (longas rectas entrecortadas de largas curvas até à zona da Timpeira).
Venha de lá então a fotografia do "Nené" em Lordelo , para ilustrar esse capítulo .
Quanto ao tubo de escape , consta-me que aquilo era apenas "show off" , mas parece que não faltaram seguidores .Tornou-se "moda" .
No final da preparação , na Broadspeed , um dos mecânicos aplicou um tubo de escape de grandes dimensões , só para experimentar o carro , e foi dar uma volta . A ideia era cortar o tubo para a dimensão adequada , no fim do teste , só que "Nené" cansou-se de esperar e trouxe o carro assim mesmo, prometendo tratar do assunto à chegada a Portugal . Não tratou . E assim nasce uma história e uma "moda" .
Enviar um comentário