O Princípio


Ernesto Luis Tristão César das Neves nasce em Lisboa a 1 de Maio de 1946 , curiosamente o Dia do Trabalhador , e vai desde cedo revelar uma inata vocação para diversas formas de desporto . No entanto , será na competição automóvel que vai encontrar o sucesso e tornar-se num dos nomes mais importantes da história do automobilismo desportivo em Portugal .

5 comentários:

kadypress/ricardo duarte disse...

Excelente blogue. Excelentes fotos e excelentes ilustrações. O José Guedes e o Luis Bivar estão de parabéns assim como o nosso homenageado.

Curiosamente também estou a homenagear o Néné Neves em 3 locais cibernéticos. Mas já vou em 1970.
Vejam aqui no site Mazungue aqui:

http://mazungue.com/imaginario-colectivo/thread.php?threadid=2589&threadview=0&hilight=&hilightuser=0&page=68

...no site Portal dos clássicos aqui:

http://www.portalclassicos.com/patrimonio-historico-portugues/14647-nene-neves-talento.html

...e no site Honda Mini Trail Portugal aqui:

http://hondaminitrailportugal.com/minitrail/viewtopic.php?f=17&t=883&st=0&sk=t&sd=a

Abraços aos autores deste blogue e ao Néné que vi correr em Moçâmedes no Lotus 62 e no Estoril numa corrida de monomarca de Vip´s (anos 90)com um Maserati (?), se bem me lembro.Ricardo Duarte / kadypress@gmail.com

José Guedes disse...

Obrigado , Ricardo Duarte . Já conheço o seu notável trabalho sobre o Ernesto Neves , e espero poder contar com ele ( e consigo ) para consolidar este projecto .

Anónimo disse...

defenitivamente estamos perante a amalia do automobilismo!!Parabens joao pedro gomes

Anónimo disse...

defenitivamente estamos perante a amalia do automobilismo!!Parabens joao pedro gomes

kadypress/ricardo duarte disse...

Há uma substancial diferença entre pilotos e pilotos geniais. Néné Neves era um piloto genial. Pilotava bem carros de tracção à frente como atrás de turismos a formulas e protótipos.
Começar nas motos costumava ser, no passado, um bom princípio para a formação de grandes pilotos, sobretudo no tocante aos limites da pilotagem. Não nos podemos esquecer do paralelismo ou similitude desta característica de Néné com outros grandes pilotos que começaram a sua carreira nas motos como John Surtees ou mais recentemente Johnny Cecotto, por exemplo.