O VW Materno

Durante um pequeno período , o Porsche 356 ficou inactivo , devido a um "encontro imediato" que o deixou bastante mal tratado e a precisar de "bate chapa e tinta Robbialac" . Quem se recusou a ficar inactivo foi "Nené" , que logo se apropriou do Volkswagen 1200 de sua Mãe e o "transformou" em carro de corrida , uma "bomba" com 34 cavalos de potência e algumas alterações curiosas , nomeadamente :
- sistema de "arejamento" do motor , com o capot suspenso por um cordel . Segundo Miguel Brito , um "expert" em VWs , o efeito de sucção gerado por esta solução prejudicaria seriamente o arrefecimento dos 4 cilindros .
- faróis de longo alcance Lucas , que favorecem a estética mas sobrecarregam violentamente a bateria de 6 Volts . Idem para o "farolaço" de marcha atrás .
- jantes traseiras instaladas "ao contrário". Melhoram o visual e aumentam a base de apoio , mas produzem um stress enorme nos 5 parafusos que seguram a roda sem qualquer benefício no desempenho do carro .
Seria com um carro idêntico que , em 1966 , Ernesto Neves se apresentaria para disputar uma prova de todo-o-terreno , o Rali dos Montes Alentejanos .


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