Há uma substancial diferença entre pilotos e pilotos geniais. Néné Neves era um piloto genial. Pilotava bem carros de tracção à frente como atrás de turismos a formulas e protótipos. Começar nas motos costumava ser, no passado, um bom princípio para a formação de grandes pilotos, sobretudo no tocante aos limites da pilotagem. Não nos podemos esquecer do paralelismo ou similitude desta característica de Néné com outros grandes pilotos que começaram a sua carreira nas motos como John Surtees ou mais recentemente Johnny Cecotto, por exemplo.
Ernesto Luis César das Neves, mais conhecido por "Nené Neves" , nasceu em Lisboa a 1 de Maio de 1946 . Depois de uma breve experiência em corridas de motos , acabaria por tornar-se no piloto português que mais provas e campeonatos de automóveis ganhou em menos tempo (1966-1973) . Chegou a disputar quatro campeonatos diferentes numa mesma época desportiva ( 1970 ) , tendo vencido três deles ( Formula Ford , Formula V e Turismo Especial , em Escort TC ) . Foi Campeão Nacional por 9 vezes , em diversas categorias . Retirou-se em 1973 , após o acidente que vitimou Manuel Palma o qual , juntamente com seu filho Augusto , deu vida ao Team Palma , a primeira estrutura de competição automóvel "a sério" existente em Portugal e que tinha Ernesto Neves como principal piloto .
Nove Vezes Campeão Nacional
Formula Ford : 1970/71/72 . Formula V : 1969/70 . Turismo Especial : 1970 . Turismo de Série : 1972
Agrupamento Turismo 1968
Agrupamento Turismo 1967
Ernesto Neves , por Rui Queirós
Augusto Palma
O amigo , o técnico , o gestor .
O Capacete de Prata
Construído com "matéria prima" proveniente de alguns dos troféus conquistados ao longo da sua carreira , este capacete de Ernesto Neves adquiriu o estatuto de Obra de Arte que simboliza muitas outras , ou seja , as vitórias que lhe deram origem .
Luis Neves
O irmão mais velho , a inspiração e o exemplo .
Ernesto Neves teve uma carreira meteórica entre 1964 e 1973 , ano em que abandonou a competição . Tempo mais que suficiente para construir um palmarés impressionante e ser justamente considerado um dos melhores pilotos portugueses do século XX . Rui Pelejão , "Clássicos"
Pintura
Ernesto Neves visto por Pedro Pinto Coelho , com capacete de prata e os nove símbolos de outros tantos campeonatos conquistados .
Lotus & Vozone
Bons Amigos
O Ferrari de brinquedo , "pilotado" pelo habitual ursinho de peluche , na companhia de "Figo" e da sua inseparável bola .
Recebendo a coroa de louros do engº Ribeiro Ferreira , director do Grande Prémio do ACP e presidente da CDN , dirigente do ACP e ele próprio piloto de grande mérito .
Team Palma
A Família Palma esteve desde sempre ligada à competição automóvel , como se comprova pelo 2º lugar conseguido por Manuel Palma no rali de Monte Carlo de 1951, num Ford 100 cavalos , com Fernando Mascarenhas e Conde de Monte Real. O filho Augusto nasceu e viveu dentro dos carros e das oficinas , demonstrando desde sempre uma aptidão natural não só para a mecânica mas também para a inovação, transformação e até condução. Tinha uma vocação natural . Quem da época não se lembra do seu VW, com motor Porsche , a escorregar na pista de Alvalade ? E também dos ralis de Monte Carlo, das voltas a Portugal - uma das quais venceu com Mané Nogueira Pinto, em Porsche - dos vários carros que conduziu, tal como os Cooper’s e o Cortina Lotus comprado ao Team Lotus quando das negociações para ficarem importadores da marca para Portugal ? Por vezes via-se nas oficinas (quando o pai não estava) o Augusto pegar num carro qualquer e “sacar” um peão só para facilitar uma manobra ou arrumar um automóvel . Era ver clientes e mecânicos a fugir . A primeira vez que o nome TEAM PALMA aparece escrito num carro é quando o Cortina Lotus chega a Portugal , com as letras “TEAM LOTUS” escritas na porta . Bastou substituir LOTUS por PALMA . Ficou bem e nasceu uma equipa . A partir daí e com a construção de 14 ou 15 Formula V , chamados “Palma V”, e da importação de vários Formula Ford , a equipa começa a ganhar forma e virá a contar com carros como os Ford ( Cortina , Escort e Capri ), Formulas ( V e Ford) , Lotus (47 , 62 , Europa e Elan ), NSU , Chevrolet Camaro Z 28 e , finalmente , o GRD Cosworth , só para nomear alguns . Nunca se contou, pois não era esse o objectivo, o número de vitórias alcançados pelo “TEAM PALMA” no período que vai de 1966 a 1973. Mas é , com certeza , muito significativo. Após a morte de Manuel Palma , num brutal acidente de automóvel no dia 14 de Julho de 1973, Ernesto Neves abandona a competição . A crise petrolífera desse ano e a revolução de 25 de Abril de 1974 colocam um ponto final naquela que foi , sem dúvida , uma das mais importantes instituições do desporto automóvel alguma vez existentes em Portugal .
Manuel Palma
A inspiração e o segredo por trás do sucesso de "Nené"
Esta é uma fotobiografia autorizada . No entanto , todo o texto publicado neste blogue é da exclusiva responsabilidade do seu autor . Conto com a colaboração dos leitores para enriquecer este trabalho , nomeadamente com as vossas críticas , comentários , fotografias , etc . Embora se pretenda manter uma certa ordem cronológica , os "posts" mais antigos irão sendo actualizados à medida que novas informações ou imagens sejam recebidas , razão pela qual recomendo que os revisitem regularmente . Obrigado a todos , e espero que se divirtam . José Guedes jcg356@gmail.com
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Há uma substancial diferença entre pilotos e pilotos geniais. Néné Neves era um piloto genial. Pilotava bem carros de tracção à frente como atrás de turismos a formulas e protótipos.
Começar nas motos costumava ser, no passado, um bom princípio para a formação de grandes pilotos, sobretudo no tocante aos limites da pilotagem. Não nos podemos esquecer do paralelismo ou similitude desta característica de Néné com outros grandes pilotos que começaram a sua carreira nas motos como John Surtees ou mais recentemente Johnny Cecotto, por exemplo.
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