O Tricampeão de 1970 ( entrevista )

Transcrição da entrevista concedida à jornalista  Maria do Céu , do "Motor" , ela própria também piloto de velocidade e uma figura marcante do ambiente automobilístico da época .
"O popular Nené , sem dúvida o nosso mais cotado piloto de velocidade , conseguiu neste ano de 1970 um palmarés invejável e pouco fácil de igualar . Ele foi precisamente campeão em três dos agrupamentos em que correu e obteve ainda um segundo lugar do 4º agrupamento onde esteve presente . Vieram parar-lhe à mão as vitórias em Fórmula Ford , Fórmula V e  Grupo 2 ( nas duas últimas com vitórias absolutas em todas as provas em que correu ) e um 2º lugar no agrupamento GT & Protótipos . Ernesto Neves , com quem falamos "in extremis" antes da sua partida para o Brasil , atendeu-nos com a sua habitual simpatia e franqueza de sempre . E quando lhe perguntamos se tinha tido dificuldade em obter os títulos que lhe foram conferidos após o Campeonato de Velocidade de 1970 , o nosso entrevistado respondeu :
- « Não posso dizer que tivesse tido grandes dificuldades , especialmente nos Vês e Grupo 2 , já que ganhei todas as provas que fiz . No entanto , reconheço que isso não é apenas consequência de eu ter sido melhor ou de as coisas me terem corrido quase sempre bem . O certo é que há relativamente poucos concorrentes a competirem a sério . Se houvesse mais concorrentes com melhores carros e assistidos por boas oficinas , elevando portanto o nível dos competidores , estou certo que nem tudo me correria às mil maravilhas . Se isso se verificasse , até os títulos por mim alcançados teriam mais valor .. Apesar de todas as contingências , pois naturalmente que estou satisfeito e reconheço que num determinado conjunto de circunstâncias me foi possível obter um palmarés difícil de igualar , mesmo por mim próprio , a menos que o nível do automobilismo evolua muito rapidamente . É bom não esquecer , também , que o campeonato teve apenas três circuitos e algumas rampas . Num campeonato a sério , com um número de circuitos normal , não sei se tudo me teria corrido assim tão bem . As hipóteses eram mais mas o factor azar também podia ter surgido mais vezes . "
Abordamos depois o facto de o Team Palma ter acabado e , consequentemente , como iria ser a sua aceitação na época que se avizinha . Nené esclareceu-nos :
- « O Team Palma acabou porque a sua existência não tinha interesse . Ao longo de bastante tempo fomos defendendo marcas que não são as representadas por Palma & Morgado como , por exemplo , a Ford , isso sem recebermos pela parte da marca beneficiada qualquer ajuda que se visse . Esta situação não nos interessava continuar a defender e , por isso , no próximo ano apenas correrei com o Lotus 47 . Talvez mesmo não procure outros carros enquanto não houver pistas . Nos Fórmulas terei que pensar bem no caso , porque não havendo Team Palma eu terei que jogar com os subsídios e verificar se eles chegam , ou não , antecipadamente porque não estou interesado em gastar do meu dinheiro . Se , feitas as contas , os resultados não forem maus , então continuarei .»

3 comentários:

Unknown disse...

Caro José Guedes, bom dia:



Estive a ver o seu trabalho acerca do Ernesto Neves, que muito apreciei. Sou revivalista e ao mesmo tempo modelista, agora à escala 1:18, estando nesta altura a fazer o Camaro com que o Nene disputou algumas provas nos anos 70, mas necessito alguns detalhes, que talvez um estudioso como o Sr. me possa facultar:



Tenho algumas fotos do carro, que lhe junto neste mail, mas não tenho:



1 – foto da traseira do carro

2 – Detalhe da matrícula que por vezes aparece, já que não a consigo decifrar

3 – Algum detalhe dos interiores do carro

4 – Palmarés do Néne com o Camaro



Será que me pode ajudar nalgum destes campos?



Estou a preparar a realização do Lotus 47, com base num Europa. Vou ver se é possível, pois a base dos carros também é idêntica. Mandei vir a miniatura da Alemanha, mas também me faltam detalhes – fotos do carro. QQ ajuda é bem vinda com a certeza de que será só utilizada para os fins de um modelista apaixonado.



Agradecido antecipadamente.



Luis Caramelo

Unknown disse...

José Guedes.

Tentei enviar um mail com as fotos mas veio devolvido. Será que mudou de endereço.

ernesto neves disse...

Obrigado pelas suas palavras .
O Camaro irá aparecer em breve e talvez seja possível satisfazer a sua curiosidade .