Replay


Em Montes Claros assistiu-se a um quase "replay" da Granja . José Lampreia impõe o BMW 2002 Alpina na prova de "Turismo especial" , embora "Nené" tenha feito o melhor tempo nos treinos e , na corrida de GT & Protótipos , o Lotus 47 não consegue bater o Porsche 906 de Carlos Santos . Na Fórmula V , porém , a vitória de Ernesto Neves é "esmagadora" e chega a provocar uma pequena "guerra" Norte-Sul , ou seja , Aurora vs Palma . No jornal  "Motor" de 31 de Julho , o jovem jornalista Carlos Gilbert pergunta a "mestre" Eduardo Santos , da Garagem Aurora , se " haverá uma baixa de rendimento no conjunto piloto-máquina , no que respeita aos clientes da Aurora". A resposta é que "sim , principalmente dos carros" e acrescenta que "o Sul tem mais informação técnica que o Norte" , e dá o exemplo : « sabe-se de fonte segura que o Palma V nº16 ( Ernesto Neves ) correu no GP do ACP com uma turbina de 14 pás , menos duas que o regulamentar . Não é caso para desclassificação , mas os demais concorrentes deveriam ter sido informados oficialmente do facto , tanto mais que a causa era a falta da peça devida , portanto uma situação provisória que a ninguém custaria a aceitar » .
Mas talvez a "rivalidade" fosse mais "jornalística" que real , uma vez que na "vida real" se assistiam a gestos de grande cavalheirismo . Conta "Nené" que em Vila do Conde , depois de ter feito uns tempos "miseráveis" nos treinos para a corrida de Fórmula V , devido a problemas com a embraiagem , foi o próprio Eduardo Santos que se deslocou propositadamente à sua garagem do Porto para encontrar uma peça de substituição . Resultado : Ernesto Neves ganhou a corrida , batendo os carros da "Aurora" sem apelo nem agravo .
Grandeza e verdadeiro desportivismo de alguém que não é "Mestre" só por alcunha .
Segundo Carlos Gilbert , quando "Mestre" Eduardo foi confrontado com este texto e com a lembrança da grande nobreza do seu gesto , terá dito ( à boa maneira da gente do Norte ) : « Nobreza ? F...-.. , porquê ?»



2 comentários:

C. Gilbert disse...

É verdade, lembro-me bem desse episódio da ventoínha de refrigeração e da falta de 2 pás... que talvez trouxesse um pouco menos de atrito e talvez uns 0,005 segundos por volta... mas que havia na época uma enorme suspeição à volta dos «Palma Vê», isso posso testemunhar em primeira mão. O "Néné" era um piloto perfeito, frio, eficaz, mas a sua superioridade no «Palma Vê» roçava a insolência, perdoem-me o termo. Não me recordo dos termos do regulamento da Fórmula Vê, mas que "Mestre" Eduardo andava desesperado com a diferença de andamento, isso foi um facto.

O gesto que teve em VC com respeito à peça que foi à sua garagem buscar de propósito, é típico dele. Impensável nos dias de hoje em que anda tudo "de faca na liga"...

Carlos Gilbert disse...

Confirmo. Falei com "Mestre" Eduardo hoje, 22 de Dezembro, nas instalações da sua garagem, e a reacção dele foi textualmente essa. Testemunha presencial: o engº José Leite (o dos Porsche 356).
Isto, para além de Eduardo Santos nos ter contado outras cenas de entre-ajuda, p.ex. com o Augusto Palma em Jarama, tendo por objecto os respectivos Fórmula Vê e os rendimentos dos mesmos, ou o GRD de Mário Silva na Rampa de Portalegre e uma interessante história envolvendo a bomba-de-gasolina...
Isto de eu usar o termo "entre-ajuda" é "politicamente correcto", claro, porque o que na realidade se passava era a maior parte das vezes o bom do Eduardo resolver as dificuldades dos outros...