Em Quatro Frentes


Para a época de 1970 , Ernesto Neves vê-se envolvido em nada menos que quatro campeonatos completamente distintos , a saber : Fórmula V ( Campeão em título ) , Fórmula Ford ( estreia absoluta ) , Grupo 2 ( Escort Lotus ) e GT ( Lotus 47 ) . Nos "intervalos" , o Lotus Elan ainda vai surgindo aqui e ali , como adiante se verá .
A época começa justamente com o Elan , no Rallye das Camélias , permitindo a "Nené" a conquista de um honroso segundo lugar , logo atrás do "senhor dos Porsches" , Américo Nunes . Mas será na Rampa da Pena que o nosso campeão vai fazer história , com a estreia e vitória na Fórmula Ford , com o Lotus 61 . Assinale-se , como curiosidade , o facto de Américo Nunes ter aqui pilotado um carro de fórmula , um Lotus Ford , facto que aconteceu pouquíssimas vezes na carreira deste grande piloto .


                                      

Lotus 61 , motor Holbay  , 100 hp , cx Hewland  .

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá José Guedes,

O automóvel que está na ilustração do Luís Bívar, representa na realidade o Lotus 69F que veio em 1971, e não o Lotus 61M.

Neste caso tem que se fazer justiça ao senhor ACBC, porque o 69 não é o 61 com mais 8 defeitos.

E nunca te esqueças:
LOTUS = Lots Of Trouble Usually Serious...

Forte abraço
Carlos Guerra