Granja IV

De volta à Granja do Marquês ( era o "autódromo" de então ) a história vai repetir-se com a vitória do nosso campeão na corrida de Fórmula V onde , claramente , Ernesto Neves não tem adversários à altura . O segundo classificado , um alemão chamado Horst Rauh , chega ao fim com um atraso de 50 (!) segundos em relação ao Palma V do vencedor . Elucidativo .
Perante tal demonstração de superioridade , alguns espíritos incrédulos acabaram por "protestar" o carro do vencedor , o que motivou uma inspecção pela Comissão Técnica e a suspensão temporária da classificação . Terminada a inspecção , o Palma V de "Nené" foi considerado legal , a reclamação julgada improcedente e a vitória confirmada , sem margem para dúvidas .

Na corrida de "Turismo" , acontece uma verdadeira raridade : "Nené" comete um erro , sai da pista e perde o contacto com os líderes , permitindo que José Lampreia imponha uma vez mais o seu BMW . Já na prova das "Três Horas" , para carros de GT & Protótipos , o pequeno Lotus 47 vai medir forças com os dois Porsche 906 de Carlos Santos e Nogueira Pinto e , entre outros , com o invulgar Lola BRM V12 de Max Wilson . Apesar das óbvias diferenças , Ernesto Neves ainda chega a comandar a corrida , mas acaba por ter de ceder a liderança a Carlos Santos , terminando a sua participação em segundo lugar .

                           

1 comentário:

Carlos Gilbert disse...

E eu estive lá!... E vi o Lola do Max Wilson a pegar fogo em plena recta, a mulher dele aos saltos e aos gritos na box até ele parar e o fogo ser rapidamente extinto (tubo de óleo rompido).

Quanto à participação do "Néné" na prova de Fórmula Vê, também me lembro bem da mesma e do que se seguiu... talvez possamos ver essa sequela no original, pois existe testemunho factual disso, verdade Zé Guedes?