Um circuito para esquecer por tristes razões mas que ainda assim proporcionou algumas boas imagens como esta obtida por Manuel Menéres nos "esses" do jardim.
Ernesto Luis César das Neves, mais conhecido por "Nené Neves" , nasceu em Lisboa a 1 de Maio de 1946 . Depois de uma breve experiência em corridas de motos , acabaria por tornar-se no piloto português que mais provas e campeonatos de automóveis ganhou em menos tempo (1966-1973) . Chegou a disputar quatro campeonatos diferentes numa mesma época desportiva ( 1970 ) , tendo vencido três deles ( Formula Ford , Formula V e Turismo Especial , em Escort TC ) . Foi Campeão Nacional por 9 vezes , em diversas categorias . Retirou-se em 1973 , após o acidente que vitimou Manuel Palma o qual , juntamente com seu filho Augusto , deu vida ao Team Palma , a primeira estrutura de competição automóvel "a sério" existente em Portugal e que tinha Ernesto Neves como principal piloto .
Nove Vezes Campeão Nacional
Formula Ford : 1970/71/72 . Formula V : 1969/70 . Turismo Especial : 1970 . Turismo de Série : 1972
Agrupamento Turismo 1968
Agrupamento Turismo 1967
Ernesto Neves , por Rui Queirós
Augusto Palma
O amigo , o técnico , o gestor .
O Capacete de Prata
Construído com "matéria prima" proveniente de alguns dos troféus conquistados ao longo da sua carreira , este capacete de Ernesto Neves adquiriu o estatuto de Obra de Arte que simboliza muitas outras , ou seja , as vitórias que lhe deram origem .
Luis Neves
O irmão mais velho , a inspiração e o exemplo .
Ernesto Neves teve uma carreira meteórica entre 1964 e 1973 , ano em que abandonou a competição . Tempo mais que suficiente para construir um palmarés impressionante e ser justamente considerado um dos melhores pilotos portugueses do século XX . Rui Pelejão , "Clássicos"
Pintura
Ernesto Neves visto por Pedro Pinto Coelho , com capacete de prata e os nove símbolos de outros tantos campeonatos conquistados .
Lotus & Vozone
Bons Amigos
O Ferrari de brinquedo , "pilotado" pelo habitual ursinho de peluche , na companhia de "Figo" e da sua inseparável bola .
Recebendo a coroa de louros do engº Ribeiro Ferreira , director do Grande Prémio do ACP e presidente da CDN , dirigente do ACP e ele próprio piloto de grande mérito .
Team Palma
A Família Palma esteve desde sempre ligada à competição automóvel , como se comprova pelo 2º lugar conseguido por Manuel Palma no rali de Monte Carlo de 1951, num Ford 100 cavalos , com Fernando Mascarenhas e Conde de Monte Real. O filho Augusto nasceu e viveu dentro dos carros e das oficinas , demonstrando desde sempre uma aptidão natural não só para a mecânica mas também para a inovação, transformação e até condução. Tinha uma vocação natural . Quem da época não se lembra do seu VW, com motor Porsche , a escorregar na pista de Alvalade ? E também dos ralis de Monte Carlo, das voltas a Portugal - uma das quais venceu com Mané Nogueira Pinto, em Porsche - dos vários carros que conduziu, tal como os Cooper’s e o Cortina Lotus comprado ao Team Lotus quando das negociações para ficarem importadores da marca para Portugal ? Por vezes via-se nas oficinas (quando o pai não estava) o Augusto pegar num carro qualquer e “sacar” um peão só para facilitar uma manobra ou arrumar um automóvel . Era ver clientes e mecânicos a fugir . A primeira vez que o nome TEAM PALMA aparece escrito num carro é quando o Cortina Lotus chega a Portugal , com as letras “TEAM LOTUS” escritas na porta . Bastou substituir LOTUS por PALMA . Ficou bem e nasceu uma equipa . A partir daí e com a construção de 14 ou 15 Formula V , chamados “Palma V”, e da importação de vários Formula Ford , a equipa começa a ganhar forma e virá a contar com carros como os Ford ( Cortina , Escort e Capri ), Formulas ( V e Ford) , Lotus (47 , 62 , Europa e Elan ), NSU , Chevrolet Camaro Z 28 e , finalmente , o GRD Cosworth , só para nomear alguns . Nunca se contou, pois não era esse o objectivo, o número de vitórias alcançados pelo “TEAM PALMA” no período que vai de 1966 a 1973. Mas é , com certeza , muito significativo. Após a morte de Manuel Palma , num brutal acidente de automóvel no dia 14 de Julho de 1973, Ernesto Neves abandona a competição . A crise petrolífera desse ano e a revolução de 25 de Abril de 1974 colocam um ponto final naquela que foi , sem dúvida , uma das mais importantes instituições do desporto automóvel alguma vez existentes em Portugal .
Manuel Palma
A inspiração e o segredo por trás do sucesso de "Nené"
Esta é uma fotobiografia autorizada . No entanto , todo o texto publicado neste blogue é da exclusiva responsabilidade do seu autor . Conto com a colaboração dos leitores para enriquecer este trabalho , nomeadamente com as vossas críticas , comentários , fotografias , etc . Embora se pretenda manter uma certa ordem cronológica , os "posts" mais antigos irão sendo actualizados à medida que novas informações ou imagens sejam recebidas , razão pela qual recomendo que os revisitem regularmente . Obrigado a todos , e espero que se divirtam . José Guedes jcg356@gmail.com
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