Em Memória de Luis Fernandes

Completaram-se esta semana 40 anos sobre a data do acidente que vitimou Luis Fernandes, ocorrido durante a primeira volta dos treinos para o circuito de Vila do Conde de 1972. O malogrado piloto tinha celebrado o seu 33º aniversário na véspera e estava de boa saúde, mas ninguém sabe explicar por que razão o seu carro "saiu em frente" na curva do rio. No local da tragédia existe agora um pequeno memorial inaugurado pelo presidente da autarquia em 2010, durante o Vila do Conde Revival.
Luis Fernandes e Ernesto Neves eram rivais na pista, mas grandes amigos fora dela, razão pela qual aqui se presta uma sentida homenagem na data em que celebraria 73 anos de idade.
As imagens documentam a primeira vez que ambos se encontraram como vencedores (Rampa da Pena 1967) e a expressão de Ernesto Neves quando recebeu os louros pelas duas vitórias que conquistou em Vila do Conde durante o fatídico fim de semana de Agosto de 1972.



2 comentários:

Anónimo disse...

O Luis Fernandes , foi uma personagem
que animou o desporto automovel
durante cerca de 12 anos ,desde o MGA
ao GT 40.
Amador e entusiasta de corridas ,
quando estava em dia sim ,impunha um
ritmo de andamento dificil de outros
o segurarem .
Lembro me de Cascais 63, onde num
Jaguar que foi perdendo a travagem
ao longo das voltas ,fez das 250GT
figurantes da prova.
Na granja 68 ,com o Lotus 47,deixou
os rivais da marca a boa distancia
numa corrida em que teve uma mestria e velocidade que poucos
esperavam.
Vila do Conde 72, muito foi dito e
escrito ,mas aconteceu o inesperado

Luis

sim disse...

Embora ainda não andasse cá em 72 lembro-me de um conterrãneo meu já falecido Sr. Batista Andrade da Trofa que estaria a bordo de uma embarcação no momento exato do acidente de Luis Fernandes, o Sr. Batista lançou-se ao rio numa tentativa desesperada de salvar o Luis mas o carro tinha derramado muita gasolina e a visão no fundo era praticamente nula devido á ardência nos olhos.