Um Exemplo

Há muito que a "Vespa" é o meio de transporte urbano por excelência em muitas das grandes cidades da bacia do Mediterrâneo. São dezenas (centenas?) de milhar em Roma, Barcelona, Palermo, etc, movendo-se com à vontade em todos os sentidos e todas as direcções, transportando consigo pessoas de todas as idades e condições sociais, desde o jovem surfista ao executivo de fato e gravata.
Em Portugal, como de costume, tem sido lenta a transição e só agora se começam a ver alguns sinais de simpatia de uma parte da população das cidades por este imbatível meio de transporte. Económica, fácil de manobrar e estacionar, "isenta" de multas de trânsito e razoavelmente segura, a "Vespa" deveria ser obrigatória em países com um clima como o nosso, mas os velhos hábitos custam a mudar e ainda há quem prefira vir de Mercedes para a cidade, por muito que isso implique horas nos engarrafamentos e moedas de euro para os arrumadores. São restos do ridículo e obsoleto conceito de "imagem", frequentemente disfarçado com argumentos relacionados com a segurança ("o carro é mais seguro, blá, blá, blá…").
Ernesto Neves, que nada tem a provar em matéria de automóveis, dá o exemplo: na cidade, só se chover a cântaros tira o carro da garagem.



Sem comentários: