O Troféu

Eis o Troféu atribuído pelo site Portugal Motorsport a Ernesto Neves e o texto que acompanhou a apresentação do galardoado.



ERNESTO NEVES

O nosso próximo laureado desde muito cedo revelou dotes muito especiais para a condução de veículos com motor. Começou a correr em duas rodas, ainda adolescente, e aos 18 anos mudou-se para  os automóveis. No ano seguinte conquistou a sua primeira grande vitória, a Volta a Portugal de 1965.
 Mas foi nos circuitos que o seu talento mais se revelou, acabando por chamar a atenção do Team Palma, que passa a representar a partir de 1967. Conduziu carros de Fórmula (V e Ford), de Turismo,  de Desporto e Protótipos, conseguindo o prodígio de vencer 9 campeonatos nacionais de velocidade em apenas seis anos, sendo ainda hoje o piloto português que mais campeonatos ganhou em tão pouco espaço de tempo.
 Versátil e completo, chegou a ganhar três corridas no mesmo fim de semana, em carros diferentes, e sempre que podia ainda participava em provas de rali, para ganhar.
 Abandonou a carreira aos 26 anos, numa idade em que muitos outros pilotos  estavam ainda a começar as suas. Fê-lo quando ainda estava no topo e depois de ter ganho tudo o que havia para ganhar em Portugal.



Sem comentários: