Ralph Broad , que faleceu recentemente no Algarve , era engenheiro mecânico e foi o fundador da "Broadspeed", em 1962 , uma bem sucedida empresa especializada em preparar "minis" para competição , tanto em rali como velocidade . Foi lá que Ernesto Neves transformou o seu Cooper S , tornando o conjunto praticamente imbatível em Portugal . Conta "Nené", que no dia em que foi à Broadspeed buscar o carro , este andava ainda a ser testado e nele tinha sido montada uma enorme ponteira de escape , obviamente provisória , que deveria ser ajustada antes da entrega . Mas a pressa de trazer o "mini" era tal que o carro veio mesmo assim e depois fez "escândalo" nas pistas portuguesas , onde nunca ninguém tinha visto nada parecido . Houve quem dissesse que era para "aumentar a eficácia" mas tal não era verdade . Foi esquecimento mesmo .
Ralph Broad viveu os últimos 30 anos da sua vida no Algarve , onde tinha montado uma empresa de construção de lareiras fechadas , vulgo recuperadores de calor .
"Nené" estreia o Cooper Broadspeed na Rampa da Pena , em 1966 . Vitória na classe e 2º lugar absoluto , logo atrás do Ferrari GTB/C de Aquiles de Brito . Diz o jornal "Motor" que "acaba de nascer uma estrela" . E tinham razão .
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