Na variada carreira de Ernesto Neves , uma categoria estava ainda em falta : os "stock cars", uma fórmula criada nos Estados Unidos e que tem como base a utilização de veículos de série , ainda que estes depois cheguem às pistas profundamente transformados . A oportunidade de "Nené" preencher esta lacuna chegou em 1982 , quando "PêQuêPê" decidiu participar no campeonato brasileiro da modalidade e gostou tanto que , mais tarde, convidou um grupo de amigos a participarem numa das provas , disputada em Jacarepaguá , no estado do Rio de Janeiro . Entre eles encontravam-se o "reformado" Ernesto Neves , Mário Silva e "MêQuêPê", todos figuras de primeiro plano da cena automobilística portuguesa de então . Para completar a experiência , os portugueses conseguem convencer os promotores do campeonato a organizarem um prova em Portugal , no Estoril , operação que comportava uma grande dificuldade logística uma vez que estes carros funcionavam com motores a álcool , combustível que não era ( nem é ) produzido no nosso país .
No dia 25 de Abril de 1982 disputa-se a corrida de Jacarepaguá , perante mais de 40 mil pessoas . Os portugueses , com excepção de Mário Silva , tinham carros pouco competitivos e isso notou-se nos tempos modestos que obtiveram nos treinos . A 5ª volta revelou-se fatal , quando Ingo Hoffman viu o motor do seu carro explodir , enchendo a pista de óleo , facto que provocou várias despistes , entre eles os irmãos "QuêPê" . "Nené" consegue passar incólume através da "molhada" mas , logo a seguir , fica sem caixa de velocidades . Mário Silva viria a salvar a honra do grupo , terminando num honesto 8º lugar na prova , que seria vencida por Paulo Gomes , o "Paulão" .
No dia 25 de Abril de 1982 disputa-se a corrida de Jacarepaguá , perante mais de 40 mil pessoas . Os portugueses , com excepção de Mário Silva , tinham carros pouco competitivos e isso notou-se nos tempos modestos que obtiveram nos treinos . A 5ª volta revelou-se fatal , quando Ingo Hoffman viu o motor do seu carro explodir , enchendo a pista de óleo , facto que provocou várias despistes , entre eles os irmãos "QuêPê" . "Nené" consegue passar incólume através da "molhada" mas , logo a seguir , fica sem caixa de velocidades . Mário Silva viria a salvar a honra do grupo , terminando num honesto 8º lugar na prova , que seria vencida por Paulo Gomes , o "Paulão" .
"MêQuêPê" aprova o nome "Ernestão" inscrito no carro patrocinado pela TAP
Os irmãos "QuêPê" e Ernesto Neves , nas boxes
"Ernestão", o stock car e as meninas
Diana Monte Real e "Nené" junto do Opala , no Autódromo do Estoril
1 comentário:
Não se podem perder as muitas e magnificas histórias que este senhores, grandes senhores têm para contar. O Nené Neves, que sempre fui seu fã, e agora tenho o prazer da sua simpatia, é um dos pilotos de Ouro do automobilismo nacional (e ultramarino!) espero ter uma oportunidade para saber algumas das suas mais divertidas peripécias, UM abraço do Duarte Cancella de Abreu.
Enviar um comentário