Portugal Motorsport Awards 2012

No cenário grandioso do  Curia Palace Hotel & Spa realizou-se a 28 de Janeiro o almoço anual do site Portugal Motorsport , durante o qual são atribuídos troféus a personalidades que se distinguiram em actividades relacionadas com o desporto automóvel em Portugal. Pilotos, jornalistas, técnicos e empresários do sector constituem o leque de opções onde os organizadores, Artur Lemos e Luis Caramelo, vão procurar as figuras que melhores e mais relevantes serviços têm prestado ao automobilismo nacional. 
Na edição deste ano foram homenageados Ernesto Neves, Augusto Palma, Pedro Lamy, Salvador Caetano e Domingos Piedade, nomes de referência na actualidade e no passado que dispensam qualquer comentário adicional.
Parabéns aos premiados e parabéns também à Organização, que presta assim mais um importante serviço ao desporto automóvel português.


"Nené", com o troféu 2012, entre Artur Lemos e Luis Caramelo, os organizadores do evento.






Interlagos 1972

Uma equipa portuguesa (Team Palma, pois claro) deslocou-se ao Brasil em 1972 para disputar os 500   Km de Interlagos, no estado de S. Paulo, uma das mais prestigiadas provas do calendário internacional de resistência da época. Na foto de baixo, Carlos Azevedo, Artur Passanha, Ernesto Neves e Carlos Santos aparecem como sendo os pilotos de serviço. Na imagem maior aparecem também Augusto Palma e Eduardo dos Santos (Aurora), os grandes preparadores da época, junto com alguns dos mecânicos e demais colaboradores da equipa. 



Uma Oficina de Sonho

Modena? Maranello? Le Mans? Silverstone?
Nada disso. Apenas as instalações de "Palma & Morgado", em Lisboa, durante um fim de semana de corridas na década de 50. Tratava-se de uma oficina autorizada oficialmente pela Ferrari e Jaguar, duas das marcas que então dominavam o cenário das corridas de automóveis a nível mundial.
Com tal "background", não admira que o Team Palma - criado uma década depois - tenha sido a estrutura dominante do automobilismo de competição em Portugal desde o final dos anos 60 até à sua extinção, em 1973.


Team Palma

Artigo de Helder de Sousa na revista "Automóveis Clássicos" de Fevereiro de 2004. Aqui se faz também um pouco da história do Team Palma, do qual se pode ver, à direita, uma das suas formações mais bem sucedidas: Luis Fernandes, Ernesto Neves, Augusto Palma, Miguel Rau e Francisco Santos.
(clique nas imagens para aumentar)

Campeões Galp

Equipa Campeões Galp 1998 / 2000


"O ano de 1999 consolidou a equipa Campeões Galp como a mais mediática e responsável por mais de 37% de todo o retorno do evento AXA Golden Cup, prova na qual participaram cerca de 40 equipas. Promovida pela editora Talento, de Francisco Santos – também ele um dos “velhos campeões” - esta equipa é constituída por antigos campeões nacionais, com uma média de 52 anos de idade, que no conjunto conquistaram um total de 42 títulos. Talvez por isso, empresas como a Petrogal e a Mandata (Cristais Península) continuam a ser os seus principais patrocinadores, às quais se juntam este ano empresas como as produtoras gráficas CSS (pré-impressão) e Impressus (impressão digital), bem como a SKF (rolamentos), a Homem Magazine e a Américo Vaz (radiocomunicação)."
 Ernesto Neves era um dos Campeões Galp, juntamente com "Nicha" Cabral, António Peixinho e outros.
(Notícia de "Meios & Publicidade)

O Renascer

 Esta Montesa 250 foi importada em finais dos anos 70 por Ernesto Neves, juntamente com outra idêntica para "MêQuêPê", tendo ambas participado no processo de introdução do "todo-o-terreno" em Portugal. Depois de muito usada, a moto ficou "adormecida" durante três décadas até que reapareceu recentemente depois de recuperada na Moto Fole, em Salvaterra. Voltou agora ao seu proprietário de sempre, depois de limpa e recuperada.








Revista TURBO, Setembro de 1995

Reportagem da revista TURBO nº 168, de Setembro de 1995. A travagem do Maserati Ghibli amarelo  de Ernesto Neves nos limites, diz tudo.