50 Anos de Vespa

Quase 50 anos separam no tempo a fotografia a preto e branco das restantes. Em 1963, Ernesto Neves conquista a sua primeira vitória numa prova de desporto motorizado aos comandos de uma Vespa. Em Julho de 2011 estreia a sua nova Vespa encarnada com um pequeno passeio até Monsanto. A condução é agora bastante mais calma, como recomendam os abundantes cabelos brancos dos acompanhantes que se vêem na imagem, mas não é certo que as coisas continuem assim por muito tempo.
Mas o que é aquilo? Os calções de banho também têm Vespas?
Também quero.









Em baixo, a equipa Vespa junto do restaurante do campo de rugby do Grupo Desportivo de Direito. Em cima, à esquerda, a partida para a prova de 1963 e, à direita, os calções de banho que estão a causar sensação em Palma de Maiorca. Podem clicar para ver melhor.


Um Porsche com TV !!!

A história é verídica e conta-se num instante. Em 1964, uma irmã de Ernesto Neves deslocou-se a Tóquio para assistir aos Jogos Olímpicos de Verão, facto verdadeiramente invulgar na sociedade portuguesa de então que pouco - ou nada - conhecia do mundo. Numa altura em que ter um receptor de televisão a preto e branco era ainda um luxo a que só poucos tinham acesso, a irmã de "Nené" trouxe-lhe de presente um pequeno aparelho de TV portátil, último grito da tecnologia nipónica. Instalado o receptor debaixo do "tablier" (não devia dar muito jeito...) do Porsche 356 e a respectiva antena no tejadilho, o mínimo que se pode dizer é que este carro seria tudo menos discreto. Apesar disso, várias meninas acreditaram que era possível ver no Porsche de "Nené" as transmissões do "Danger Man" e do Festival da Canção na praia do Guincho. Não consta que tenham visto grande coisa, mas pelo menos ficaram com uma história para contar. Alguns cínicos sugeriam que, dada a falta de assiduidade de "Nené" às aulas, a TV do Porsche iria permitir que ele seguisse as emissões da Tele Escola, mas tal nunca foi confirmado.

Esboço e aguarela de Luis Bívar

Visita

"Nené" visitou a exposição "Vila do Conde anos 60" a qual, entre muitas outras coisas, presta homenagem à sua brilhante carreira automobilística. Como não podia deixar de ser, algumas admiradoras fizeram questão de se fazer fotografar junto do grande campeão, para mais tarde recordar. De resto, o elemento feminino de qualidade foi (e é...) sempre uma constante na vida desportiva (e não só) de Ernesto Neves. Vá lá saber-se porquê ...
Invejoso, eu???






Houve quem dissesse que "andamos a trabalhar pró boneco". Parece que "Nené" também ...